Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika?Clique para ampliar


Vamos levar essa campanha a diante e combater o mosquito que está tirando o sono de muita gente em nosso município, em nossas comunidades. 

Clique para ampliar

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika?
O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.
Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.
Por que uma vez por semana?
O ciclo de vida do Aedes aegypti da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.
                                      O OVO DO AEDES AEGYPTI
O ovo do Aedes aegypti
O ovo do Aedes aegypti é bem escuro e é menor que um grão de areia, por isso é muito difícil enxergá-lo. É depositado pela fêmea do mosquito nas paredes dos criadouros, próximo à superfície d´água.
Ovo do Aedes aegypti. Do tamanho de um grão de areia

                                     LARVA DO AEDES AEGYPTI
Larva do Aedes aegypti
A partir dos ovos, nascem as larvas, que vivem na água. Por seu tamanho reduzido, aproximadamente o de uma cabeça de agulha de costura, dificilmente se vê onde estão. Não gostam de luz forte, por isso, ao abrir a caixa-d´água, por exemplo, elas fogem para cantos sombreados.
Imagem aumentada em um microscópio. As larvas variam do tamanho do buraco de uma agulha comum até uma cabeça de agulha de crochê

                                    MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Mosquito Aedes aegypti
Agindo uma vez por semana, impedimos que os ovos se transformem em mosquitos, que têm em média o tamanho de um grão de arroz.

Imagem aumentada aproximada com um equipamento especial. Do tamanho de um grão de arroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO