Projeto Novembro Azul reúne Grupo Petrônio, Secretaria de Saúde e Sesc Ler para atendimento preventivo


Rede de lojas do Grupo Petrônio em parceria com aSecretaria de Saúde do Município de Buíque, a Equipe de Saúde da Família do Bairro do Posto e o Sesc Ler se engajaram em uma campanha de cunho social. Movidos pelo tocante da Campanha Mundial de prevenção e combate ao Câncer de Próstata cuja finalidade é ressaltar a importância da prevenção.

Semelhante ao Outubro Rosa, em que uma vasta programação em todo o país chama a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul tem como foco a população masculina em relação aos riscos e à prevenção do câncer de próstata. Esta doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

A campanha Novembro Azul foi lançada em 2008 e, ela é muito recente se comparada aos cuidados relativos à mulher. Mas, mesmo sendo uma ação relativamente nova, já tem surtido efeito e levado uma quantidade maior de homens a procurar um especialista. Está havendo uma procura maior desde quando começou a campanha.

De acordo com os especialistas, homens a partir dos 40 anos de idade já precisam ficar mais atentos mesmo antes de aparecerem alguns sintomas mais ligados à doença como aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar, ou mesmo, observar se há presença de sangue nela. Como parte da prevenção, além da consulta e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata e exames de sangue.



Sábado dia 14/11 as equipes estarão disponíveis com unidades e todo um aparato para dar suporte em frente às Lojas do Grupo Petrônio oferecendo serviços gratuitos para toda a população. Ao todo serão 16 Profissionais da área de saúde que estarão realizando atendimento: Médicos, Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Auxiliar de Saúde bucal e Agente Comunitário de Saúde.

Os serviços que serão prestados no local: Aferição de Pressão Arterial, Atendimentos Médico e de Enfermagem, Aplicação de Fluor e a Distribuição de Preservativos.

Se você é homem e já completou 40 anos de idade, passe em frente às Lojas do grupo Petrônio e aproveite esta oportunidade, faça o seu teste, é um toque simples que pode custar a sua vida. A medicina preventiva é confortável, onde o homem previne a doença, tem um diagnóstico precoce e uma maior possibilidade de cura.

Além dos sintomas, homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata também devem redobrar os cuidados.

Parabenizamos desde já a todos os profissionais, entidades e ao Grupo Petrônio em promover e participar deste evento social.

Serviço:

ATENDIMENTO COM TESTE DO CÂNCER DE PRÓSTATA
LOCAL: EM FRENTE ÀS LOJAS DO GRUPO PETRÔNIO 
ENDEREÇO: RUA CORONÉL ANTONIO CAVALCANTE – CENTRO – BUÍQUE – PE
DATA: 14/11/2015
HORA: A PARTIR DAS 08:00 HORAS PELA MANHÃ.

Quatro pessoas detidas após morte de radialista em Lagoa de Itaenga

Israel Silva foi morto por volta das 7h30 desta terça-feira (10). Detidos têm relação com tráfico de drogas e porte de arma e prestaram depoimento
Da Editoria de Cidades


Radialista foi morto dentro de papelaria
Foto: Reprodução/TV Jornal



Quatro pessoas foram detidas, nesta terça-feira (10), em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte do Estado, a cerca de 70 quilômetros do Recife, por tráfico de drogas e porte de arma. A polícia investiga se elas podem estar envolvidas no assassinato do radialista Israel Gonçalves Silva. Ele comandava o programa Microfone Aberto na rádio comunitária Itaenga FM, em que falava sobre a criminalidade e denunciava irregularidades da gestão municipal. Um dos detidos, um adolescente, estava com um revólver calibre 38. A arma será periciada. As diligências em busca de outros suspeitos continuam. 
Israel foi morto a tiros dentro de um estabelecimento, por volta das 7h30. De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma moto fizeram a abordagem. O que estava de carona desceu, atirou e depois fugiu no veículo, sem levar nada. Não houve tempo para reação. O radialista tinha acabado de deixar os dois filhos, de 12 e 13 anos, no colégio. “Estamos dando prioridade a esse caso. Hoje (ontem) fizemos diligências e várias pessoas foram detidas. Elas prestaram depoimento na delegacia de Lagoa de Itaenga. Ainda não podemos associar ninguém ao crime”, afirma o delegado da seccional de Goiana, Pablo Tenório. O delegado João Gaspar também vai ajudar na investigação. 

Sobre o crime, Pablo Tenório acrescenta que não descarta a hipótese de que o assassinato ocorreu por causa das denúncias que Israel fazia na rádio. “Não descartamos esta versão, mas também não podemos confirmar isso. As diligências vão continuar. Já estamos analisando imagens de câmeras de segurança que ficavam em frente à papelaria. Só que não mostram muita coisa do crime”, adiantou. 

A família ficou bastante abalada com o crime. A esposa da vítima chegou a ser internada. Um dos irmãos da vítima, Sebastião Silva, 53 anos, relatou que as ameaças eram constantes. “Era vizinho do meu irmão, então, sempre via homens passando de moto à noite, dando voltas ao redor de nossas casas. Ele me dizia que tinha medo. Israel não era de briga, ia de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Na madrugada de segunda-feira, fizeram uma cruz de tijolos em frente à minha casa. No outro dia, meu irmão morreu. Lagoa de Itaenga está entregue à bandidagem. Os pais de família estão morrendo de graça. Estou pensando em me mudar”, desabafou. Israel Silva será enterrado na tarde desta quarta no Cemitério de Lagoa de Itaenga. A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado acompanhará o sepultamento.

Vereadores aprovam contas do ex-prefeito de Buíque Arquimedes Valença

A Câmara de Vereadores de Buíque aprovou em sessão desta terça-feira (10/11) parecer da Comissão de Justiça e Redação que aprova as contas do ex-prefeito Arquimedes Guedes Valença, referente ao exercício financeiro de 2004 e 2008. O parecer foi elaborado pelos membros da Comissão – tendo como relator o vereador Djalma Araújo (Peba do Carneiro), as contas foram aprovadas por 12 dos 13 vereadores, com abstenção um voto, pela ausência do vereador Paulo Marques Pacheco (Paulinho da Saúde).

Mês passado foram aprovadas as contas do atual prefeito Jonas Camêlo Neto, do exercício 2009 e 2013. Segundo informações, as contas do ex-prefeito teve o dedo de Jonas Camêlo com indicação de voto pela aprovação das contas de Valença.

Cerco aos bandidos que tentaram roubar o carro forte e mataram Policial

      Equipes da polícia militar de Pernambuco e da Bahia estão fechando o cerco aos bandidos acusados da tentativa de assalto ao carro forte no trevo de Ibó, quando um policial foi assassinado. Para isso, a equipe está utilizando uma aeronave Guardião 02 da PM baiana após receberem informações de um caminhoneiro.

De acordo com o motorista, três indivíduos foram vistos saindo da caatinga atravessando a BR 116 portando armas longas, nas proximidades do trevo. Durante as buscas, os PMs encontraram um veículo Strada branco abandonado no sentido de um acampamento montado pelos bandidos a 10km do trevo de Ibó.


Na área, há uma estrada de barro que passa carro para as localidades citadas, bem como há trilhas a pé pela Caatinga. Policiais de Abaré, Ibó / BA e Ibó / PE estão em alerta em busca dos bandidos.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO