'Jogos Mortais perdia', diz ré durante júri popular de trio de canibais em PE

Sessão no Fórum de Olinda foi suspensa e será retomada nesta sexta. 
Acusados ainda responderão por outras duas mortes no Agreste do estado.

Do G1 PE
Trio acusado de homicídios e canibalismo chega para júri popular no Fórum de Olinda (PE). Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva teriam recheado salgados com carne dos corpos das vítimas (Foto: Helia Scheppa/JC Imagem/Estadão Conteúdo)Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva teriam recheado salgados com carne dos corpos das vítimas (Foto: Helia Scheppa/JC Imagem/Estadão Conteúdo)
Os três acusados de canibalismo em Pernambuco, que começaram a ser julgados nesta quinta-feira (13), trocaram acusações entre si durante depoimentos no Fórum de Olinda, Grande Recife. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva foram a júri popular por homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio (violação) e ocultação do cadáver de Jéssica Camila da Silva Pereira, 17 anos. O crime ocorreu em maio de 2008. Durante a sessão, presidida pela juíza Maria Segunda Gomes de Lima, eles deram detalhes macabros da ação e uma das rés, Bruna Cristina, disse que “Jogos Mortais perdia” ao descrever o assassinato de Jéssica. “Eu cheguei a comer a carne [da vítima] porque fazia parte do ritual”, completou.
Jorge, Isabel e Bruna, ouvidos nesta ordem, ainda revelaram suas versões sobre a morte de Jéssica, a seita satânica e o relacionamento entre o triângulo. Apenas o homem confessou o crime. As mulheres admitiram terem ajudado no ocultamento do cadáver e comido partes do corpo da vítima. Antes deles, foram ouvidas duas testemunhas. Por determinação da magistrada, a sessão foi suspensa por volta das 19h30 e será retomada nesta sexta (14), a partir das 9h com os debates entre a acusação e os advogados de defesa. "Hoje os trabalhos ocorreram normalmente, e amanhã cada uma das partes vai expor suas teses", disse a juíza Maria Segunda Gomes de Lima.
Em depoimento, Bruna disse que não executou Jéssica, mas que teria ajudado no assassinato (Foto: Luna Markman/G1)
Em depoimento, Bruna disse que não executou Jéssica,
mas que teria ajudado no assassinato
(Foto: Luna Markman/G1)
Bruna Cristina foi a última ser ouvida na sessão desta quinta. Em depoimento, ela disse que não executou Jéssica, mas que teria ajudado no assassinato. “Eu participei, a ajudar a Isabel a segurar a Jéssica para Jorge matar, com uma faca na jugular. Quem determinou a morte de Jéssica foi Isabel, porque ela (Jéssica) queria sair de casa. Elas duas estavam brigando quando eu e Jorge descemos para ver o que estava acontecendo. A criança [filha de Jéssica] ficou lá em cima. Não viu nada nem os crimes de Garanhuns", disse. O trio é acusado de outras duas outras em Garanhuns, no Agreste do estado, e ainda será julgado pelos crimes.


À Justiça, Isabel ainda relatou que tinha em mente duas mulheres, mas Jéssica foi escolhida por ser “mais fácil,  inocente”. A ideia inicial do grupo era sequestrar a filha de Jéssica. “Então, Isabel convenceu ela da ideia de trabalhar lá em casa. Eu não participei da morte nem do esquartejamento. Quando eu vi [as partes do corpo], me assustei. [O filme] Jogos Mortais perdia. Eu cheguei a comer a carne porque fazia parte do ritual. A menina não comeu".



Detalhes macabros
A vítima era moradora de rua, tinha uma filha e pedia esmola em uma canal da Zona Sul do Recife. A promotora Eliane Gaia pediu detalhes sobre o funcionamento do ritual satânico Cartel, do qual os réus afirmam fazer parte. A seita mandava os seguidores matar e comer pessoas que não trabalhavam ou produziam mais filhos que podiam criar. Comer a carne, segundo Jorge, servia para purificar a vítima. "Eu cortava as carnes. Eu estudei anatomia e sabia onde fazer os cortes. Bruna ajudava. Isabel só observava. A gente guardava a carne no congelador. O Cartel não permitia a comercialização da carne. As pernas representavam os elementos terra/fogo, os braços água/ar. Já a cabeça representava Deus. Os troncos eram enterredos", explicou durante a sessão. Jorge confirmou que a criança presenciou a morte da mãe.

Segundo Jorge Beltrão, vítima ficou até duas horas no banheiro, debaixo do chuveiro, para perder todo o sangue (Foto: Luna Markman/G1)
Segundo Jorge Beltrão, vítima ficou até duas horas no
banheiro, debaixo do chuveiro, para perder todo o sangue
(Foto: Luna Markman/G1)
Segundo ele, a vítima ficou até duas horas no banheiro, debaixo do chuveiro, para perder todo o sangue. Ele também relatou que após retirar o sangue, conforme o ritual, tirava-se a pele toda do corpo, que era considerada impura. As partes escolhidas do corpo de Jéssica foram coxas e braços. As partes eram cozinhadas com água, sal e temperos. “[A gente] comia como uma carne qualquer. Tinha sabor de carne bovina. Não sei precisamente quem preparava, se Bel ou Bruna ou as duas juntas. A gente colocou [a carne] no prato normal dela [da criança]", disse.


Sobre o episódio das coxinhas que seriam vendidas em Garanhuns recheadas com carne humana, Jorge garante que Isabel não colocou partes de corpo no salgado. "Ela [Isabel] falou para os policiais por medo de tortura", apontou. Jorge confirmou que nenhum dos três se insurgiu contra a prática de canibalismo. "Estou arrependido e disposto a pagar pelos crimes", disse.



Isabel foi a segunda a depor no júri. Ela negou ter participado da execução de Jéssica e disse que não tinha mais relacionamento amoroso com Jorge na época do crime, mas que tinha uma dependência emocional em relação a ele. "Eu fiz amizade com ela [Jéssica] no canal de Boa Viagem. Disse que tinha feira básica para ela lá em casa, e chamei ela para cuidar dela e da menina porque ela queria um lar. A ideia inicial era tomar a menina. Eu queria ter um filho".

Isabel se contradisse várias vezes e apresentou sinais de nervosismo, afirmando ao final que a Jéssica foi escolhida para ser vítima da seita (Foto: Luna Markman/G1)
Isabel se contradisse várias vezes e apresentou sinais de
nervosismo, afirmando ao final que a Jéssica foi escolhida
para ser vítima da seita (Foto: Luna Markman/G1)
A juíza perguntou como eles tiveram a ideia de eliminar Jéssica. "Foi quando ela começou a sair de noite com roupa escandalosa, queria sair para a rua e só tinha 17 anos, começou a confusão. Teve uma discussão. Ele [Jorge] deu uma chave de braço nela. Ele pediu para pegar uma faca. Mas eu não peguei. Foi Bruna. Quem esquartejou foi Jorge, Bruna estava no quarto. Eu ajudei na ocultação do corpo porque fiquei sabendo que estava enterrado no terraço. Não fizemos [ritual para enterrar o corpo]", disse. Isabel confirmou que comeram a carne de Jéssica, que teria sido preparada por Jorge, segundo ela. Em Garanhuns, a ré afirmou que cozinhou carne. No entanto, negou que tivesse colocado carne humana nas coxinhas que vendia na cidade.


Ao longo do depoimento à juíza e à promotora, a ré se contradisse várias vezes e apresentou sinais de nervosismo, afirmando ao final que a Jéssica foi escolhida para ser vítima da seita, assim como as mulheres de Garanhus, e que desde o começo planejou ficar com a criança de Jéssica, destacando que O Cartel foi tudo criação de Jorge. "Quem decidiu matar [Jéssica] foi ele por causas das vozes que ele ouvia. Não tive coragem de denunciar ele nem os crimes por amor, com medo que ele me deixasse. Tudo que eu fiz estou arrependida e que eu peço perdão às famílias".

A audiência desta quinta foi suspensa a pedido das partes. “Esse primeiro dia foi muito positivo para o Ministério Público. Houve contradições naturais nos depoimentos dos réus, mas eles confessaram todos os crimes. Eles tinham adotado a linha de não falar nada na audiência anterior, mas hoje resolveram falar e contaram as verdades deles. Tenho confiança na condenação", disse a promotora Elaine Gaia. 
“Hoje foi bom porque Bruna falou a verdade e a tese da defesa é para atenuar a pena por ela estar sendo sincera", disse o advogado dela, Rômulo Lyra. “A avaliação é positiva com a confissão dos acusados, porque a gente não tinha ouvido ainda eles. E amanhã [sexta] vou pedir a retirada de agravantes e uma semi-imputabilidade, o que reduziria a pena de Jorge, pois ele não seria um louco, como diz o laudo, mas tem histórico de esquizofrenia", comentou a defensora pública Tereza Joacy.
“Analisando e somando as informações dos depoimentos de hoje, a defesa está convicta da tese de defesa e a Isabel será inocentada. Vamos usar a tese de coação moral irresistível, que a exime da culpa, pois praticou o crime sob estado de coação, ou seja, não é responsável pelo ilícito", disse o advogado Paulo Sales.
Auditório de fórum ficou lotado durante a sessão, presidida pela juíza Maria Segunda Gomes de Lima, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Olinda (Foto: Luna Markman/G1)Auditório de fórum ficou lotado durante a sessão, presidida pela juíza Maria Segunda Gomes de Lima, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Olinda (Foto: Luna Markman/G1)
Acusações
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Pernambuco, a vítima, que tinha 17 anos na época do crime, foi assassinada pelos acusados em maio de 2008, no Loteamento Boa Fé 1, bairro de Rio Doce. Após o crime, Bruna Cristina, uma das acusadas, assumiu a identidade de Jéssica Camila e o trio passou a criar a filha da vítima.

Um laudo técnico emitido em novembro passado atestou que os três não têm problemas mentais e, com isso, poderiam responder aos atos que cometeram. O homem e as duas mulheres foram avaliados pelo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Eles estão detidos em unidades prisionais da Região Metropolitana.
Histórico
O caso veio a público depois que parentes de Giselly Helena da Silva denunciaram o seu desaparecimento. Os acusado usaram o cartão de crédito da vítima em lojas de Garanhuns e foram rastreados pela polícia. Uma publicação contendo os detalhes dos crimes - registrada em cartório - foi encontrada na casa dos réus. Para a Polícia Civil de Pernambuco, não há possibilidade de outras mortes terem sido praticadas pelo trio no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse o melhor conteúdo e matérias atualizadas dos fatos e acontecimentos de Buíque e região. Buíque & Cia - O melhor portal de notícias da cidade!

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO