Mais uma vassourada nas prefeituras, dessa vez em Águas Belas

Na véspera do Dia de Finados, o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes Delgado (PT), sentenciou à morte cerca de 200 cargos administrativos em sua gestão. No dia de ontem foram exonerados 39 comissionados e apenas seis Secretarias continuarão funcionando. São elas: Saúde, Educação, Finanças, Planejamento  e Gestão, Assistência Social e Infra-Estrutura. Além destas, a Procuradoria. As outras pastas, assim como as Diretorias, serão assumidas interinamente pela equipe que continua no governo. Também alguns contratados e terceirizados receberão a carta nos próximos dias, totalizado 200 funcionários. A vassourada atinge todos os escalões do governo petista. “Estou cortando de minha própria carne”, declarou o prefeito, durante reunião com secretários e diretores. De acordo com Menezes, a determinação foi inevitável. Ele conta que desde o primeiro semestre foi aconselhado pela Assessoria Administrativa e Contábil a cortar gastos para que as contas públicas sejam aprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. Atualmente, o percentual de folha salarial que deveria estar em 50% chega a 58%. Os encargos sociais e manutenção das secretarias em funcionamento também foram calculados e a exoneração representa um corte de R$ 200mil, no mínimo, para os cofres públicos em cada mês. “Acreditei que nossa situação poderia mudar, mas isso não aconteceu. Hoje, sinto profundamente ter de tomar essa decisão, que talvez seja a mais difícil nesses quase dois anos de governo”, enfatiza o petista.
Consciente de que as demissões podem refletir negativamente na imagem da Prefeitura, Genivaldo adianta que “entre ficar bem politicamente e me tornar inelegível pela rejeição das contas, prefere cumprir "com os compromissos que tem com o povo de Águas Belas”. Isso porque, caso as contas sejam rejeitadas, o município deixa de receber verbas e apoio dos Governos Estadual e Federal e assim fica impossibilitado de oferecer benefícios para a população. Um dos problemas mais comuns encontrados é a capacidade de endividamento com pessoal muito próxima, ou até superando o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A situação se alastra por municípios em todo o país. A queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e, principalmente, a diminuição orçamentária do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para as prefeituras levou a crise para cidades como Sirinhaém, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira e São José do Egito

POR: BLOG DA FOLHA-PE

Boatos para prefeito em 2012 em Buíque

Um passarinho me contou e não me pediu segredos. Fala-se que em 2012, o candidato a Prefeito de Buíque, apoiado pelo Prefeito Zeca de Arcoverde, será o Empresário buiquense Alfredo Freire.
Não podemos negar ou esquecer, que foi importante a sua participação na campanha do candidato a Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, que é irmão de Zeca.
Se isso vier a se confirmar, complica todo percurso traçado na última Eleição. Pois com a entrada da ex-vice prefeita Miriam na campanha, alguns aliados começaram a sonhar com uma nova candidatura da mesma a Prefeita em 2012.
Pelo restante do grupo que fez parte, desde o início, isso seria bom, pois alguns se sentiram enciumados com a atenção e poder dado a Miriam.
Eles que optaram por não apoiar candidatos dos grupos existentes de (Jonas/Arquimedes) agora podem voltar a sonhar.
O grupo que antes era encabeçado pelo Empresário Ezildo, viu que é difícil se tornar independente, tendo a participação de algum ex. líder.
Alguns apostam também, que se isso acontecer, a parceria Miriam/Zeca estaria terminada e quem sabe, haveria a possibilidade de uma reconciliação entre Miriam/Arquimedes.
Mesmo que alguns "aliados" vinhecem a espernear e dizer que não aceitam. Tem um ditado que diz: "MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO".


TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO