MUNICÍPIOS RECEBERÃO RECURSOS PARA SAÚDE DA FAMÍLIA


O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da Uniãodessa terça (6) a relação dos municípios credenciados para receber incentivo financeiro aos núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs).

A portaria também lista as cidades que se articularam para a implantação do núcleo intermunicipal, com seus respectivos municípios-sede. 

O Programa Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial. É operacionalizado por meio da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. 

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças mais frequentes, assim como na manutenção da saúde da comunidade. 

Leia quais são os municípios pernambucanos:

Afogados da Ingazeira, Água Preta, Betânia, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Caetés, Caruaru, Dormentes, Garanhuns, Goiana, Ibimirim, Iguaraci, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Petrolândia, Petrolina, Quipapá, Recife, Santa Filomena, Tacaratu, Toritama, Tuparetama e Vitória de Santo Antão.

secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranílson Ramos programa ações no Sertão Pernambucano


Secretário de Agricultura assume e convoca equipe para elaborar plano contra efeitos da seca


O novo secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranílson Ramos, assumiu nesta segunda-feira (05), anunciando como prioridade as políticas do Governo do Estado com vistas ao enfrentamento da estiagem que se instala em todo o Sertão pernambucano. Em razão disso, o principal compromisso do atual secretário é buscar políticas alternativas para amenizar os efeitos da seca em conjunto com a diretoria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), prefeituras municipais, sindicatos rurais, Fetape e outras instituições ligadas ao setor. 

Ranilson Ramos também já programou encontro no Pajeu, em Serra Talhada, na próxima sexta-feira (9), com representantes de prefeituras da Região – prefeitos e secretários municipais de Agricultura -, sindicatos e associações rurais para tratar do assunto. “Vamos agir inicialmente nas áreas já impactadas pela estiagem”, assegurou.

A transmissão de cargo ocorreu nesta manhã, no Gabinete da Secretaria. O ex-secretário, o deputado Ângelo Ferreira que esteve em Itapetim e São Jose do Egito neste ultimo final de semana, disse a Ranilson Ramos que ele vai encontrar um ambiente comprometido para desenvolver o seu trabalho. 
Fonte: MP

Juiz julga improcedente ação de cassação de mandato contra a prefeita de Sertânia


O juiz da 62ª Zona Eleitoral, Fábio Vinicius de Lima Andrade, arquivou nesta terça-feira uma ação de impugnação de mandato eletivo ajuizada pela coligação “Sertânia para todos” (PR + PMDB + PSDB + DEM) pedindo a cassação da prefeita Cleide Ferreira (PSB) por suposto abuso de poder econômico durante o período da campanha.

O juiz considerou sem consistência os quatro itens da denúncia e determinou o seu arquivamento. O fato foi festivamente comemorado pela prefeita porque seus adversários difundiram nas ruas durante muito tempo que ele teria o mandato cassado e seria substituída pelo segundo colocado na eleição, Sinval Siqueira (PR).

No Recife, o principal líder político de Sertânia, Ângelo Ferreira, que é também secretário de Agricultura, teceu o seguinte comentário sobre o despacho do magistrado:

- Nós já esperávamos isto porque a denúncia não tem nenhuma consistência. Nossos adversários queriam ganhar no tapetão mas quebraram a cara novamente. Se quiserem algum dia chegar à prefeitura terá que ser pelo voto porque no grito não chegarão, jamais.

Prazo para solicitar ou transferir título termina dia 5 maio


Termina no próximo dia 5 de maio o prazo para solicitar ou transferir título de eleitor. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais.
Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas.

TOME UMA ATITUDE CONTRA O MOSQUITO

CONFIRA FOTOGRAFIAS DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PERNAMBUCO